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Fábio Carvalho

PDTI - Plano Diretor de Tecnologia de Informação



O Plano Diretor de Tecnologia de Informação – PDTI, é o instrumento gestão da Tecnologia de Informação envolvendo diagnóstico, planejamento, abrangendo habilidades, competências, hardware, software, redes, sistemas de informações, infraestrutura e pessoal para atender às necessidades de informação com ações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à Instituição.


Desta forma, detalha os processos de TI que uma organização usa para gerenciar suas operações, servindo como um guia para a tomada de decisões relacionadas à TI, priorizando e implementando tarefas conforme o plano criado, além de ajudar a orientar a organização a formular sua estratégia de TI e como ela ajudará o negócio a ter sucesso, descrevendo onde a TI pode contribuir e onde a organização pode obter vantagem competitiva ao fazer o melhor uso dos recursos de tecnologia.


As necessidades de informação decorrem dos processos de negócio e dos objetivos estratégicos da organização, e requerem serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) (não necessariamente serviços informatizados). O levantamento das necessidades de informação é uma atividade relacionada às fases de Preparação e Diagnóstico. Identificar as necessidades de informação é fundamental para o processo de contratação de bens e serviços, uma vez que tais aquisições devem estar justificadas por necessidades do negócio e voltadas ao alcance dos objetivos estratégicos, relacionados aos resultados a serem retornados para a sociedade.



As organizações adotam usualmente três níveis de planejamento, conforme a hierarquia:


Planejamento Estratégico: o nível estratégico compreende a alta administração da organização, responsável pela definição dos objetivos e planos da instituição e pela tomada de decisões relativas às questões de longo prazo, tais como sobrevivência, crescimento e efetividade geral. É o processo administrativo que proporciona

sustentação para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização.


Planejamento Tático: o planejamento, no nível tático, traduz os objetivos gerais e as estratégias da alta administração em objetivos e atividades mais específicos. O principal desafio nesse nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional. Portanto, trabalha com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.


Planejamento Operacional: nesse planejamento, o processo é de menor amplitude, no qual o foco é trabalhar junto aos funcionários envolvidos nas operações da organização, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. Pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nessa situação tem-se, basicamente, os planos de ação ou planos operacionais, os quais descrevem em detalhes os recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação, os procedimentos básicos a serem adotados; os resultados finais esperados; os prazos estabelecidos; os responsáveis por sua execução e implantação, etc.



Existem vários formatos possíveis para o PDTI:

- fazer uma lista de projetos

- fazer uma lista de tarefas

- usar o modelo PMBOK para um gerenciamento de projetos

- usar o COBIT para alinhar estes projetos ao negócio

- seguir o ITIL para planejar os serviços de TI


O mais importante é apontar e documentar sua infraestrutura para poder apontar soluções.


As fases que compõem o processo de elaboração do PDTI são:

• 1. Preparação

• 2. Diagnóstico

• 3. Planejamento


Os processos que compõem a Fase 1 - Preparação são:


1.1 Definir a abrangência e o período do PDTI

1.2 Definir a equipe de elaboração do PDTI

1.3 Descrever a metodologia de elaboração do PDTI

1.4 Identificar e reunir os documentos de referência

1.5 Identificar Estratégias da Organização

1.6 Identificar princípios e diretrizes

1.7 Elaborar o plano de trabalho do PDTI (PT-PDTI)

1.8 Aprovar o plano de trabalho do PDTI (preliminar)

1.9 Aprovar o plano de trabalho do PDTI (final)


Os processos que compõem a Fase 2 - Diagnóstico são:


2.1 Avaliar os resultados Planejamento de TI anterior;

2.2 Aprovar o Relatório de Resultados do Planejamento de TI anterior;

2.3 Analisar o Referencial Estratégico da área de TI;

2.4 Analisar a Organização da TI;

2.5 Realizar Análise SWOT da TI;

2.6 Identificar Necessidades de Informação;

2.7 Identificar Necessidades de Serviços de TI;

2.8 Identificar Necessidades de Infraestrutura de TI;

2.9 Identificar Necessidades de Contratação de TI;

2.10 Identificar Necessidades de Pessoal de TI;

2.11 Consolidar o Inventário de necessidades;

2.12 Alinhar as Necessidades de TI às Estratégias da Organização;

2.13 Aprovar o Inventário de Necessidades.


Os processos que compõem a Fase 3 - Planejamento são:


3.1 Atualizar critérios de priorização;

3.2 Priorizar as necessidades inventariadas;

3.3 Definir metas e ações;

3.4 Planejar a execução das ações;

3.5 Planejar ações de pessoal;

3.6 Planejar Investimentos e Custeio;

3.7 Consolidar a Proposta Orçamentária da TI;

3.8 Aprovar os Planos Específicos;

3.9 Atualizar critérios de aceitação de riscos;

3.10 Planejar o gerenciamento de riscos;

3.11 Identificar os fatores críticos para a implantação do PDTI;

3.12 Consolidar a Minuta do PDTI;

3.13 Aprovar a Minuta do PDTI;

3.14 Publicar o PDTI.


Para organizações mais complexas, o SISP – Sistema Integrado de Segurança Pública oferece um modelo de Plano de Trabalho para a elaboração do PDTI;


Modelo de Referência de PDTI do SISP (Guia de Elaboração de PDTI do SISP v1.0 87)


[CAPA]

<<Logotipo da Organização>>

<<Nome da Organização>>

<<Título>> "Plano Diretor de Tecnologia de Informação"

<<Período de vigência do PDTI>>


[FOLHA DE ROSTO]

<< Informar os nomes que compõem a equipe de elaboração do PDTI (coordenador, integrantes e colaboradores), respectiva portaria de nomeação (ou outro documento normativo), e responsáveis pela aprovação do PDTI (Alta Direção, Comitê de TI), em ordem hierárquica>>


[HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES]

<< Registrar o controle de alterações (versões) do documento>>


[ÍNDICE / SUMÁRIO]

<< Incluir índice/sumário do PDTI>>


APRESENTAÇÃO

<< Descrever o objetivo do PDTI, destacando o propósito desse documento no contexto da organização>>

<<Descrever brevemente o conteúdo do PDTI>>

<< Descrever a abrangência do PDTI>>

<<Descrever o período de validade do PDTI>>

<<Descrever o período de revisão do PDTI>>


1. INTRODUÇÃO

<<Descrever os fatores motivacionais para a elaboração do PDTI.>>

<<Descrever o alinhamento com as estratégias, políticas e demais instrumentos de planejamento da organização>>


2. TERMOS E ABREVIAÇÕES

<<Inserir tabela de significados dos principais termos e abreviações utilizados no decorrer do PDTI>>


3. METODOLOGIA APLICADA

<<Descrever brevemente a metodologia utilizada para elaboração do PDTI, bem como se alguma boa prática ou ferramenta foi aplicada.>>


4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

<<Listar os documentos mais relevantes utilizados para a elaboração do PDTI, tais como: planejamento estratégico da organização, PPA, regimento interno, PDTI e Plano de Metas e Ações anteriores, leis, decretos, instruções normativas, acórdãos.>>


5. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

<<Descrever os princípios que determinam o ponto de partida, bem como as diretrizes que serão as instruções para o alcance dos objetivos do PDTI. Eles orientarão o conteúdo do PDTI, apoiando na priorização de necessidades e critérios para aceitação de riscos.>>


6. ORGANIZAÇÃO DA TI

<<Descrever a TI organizacional quanto à estrutura, arquitetura, processos e recursos de TI. Informar o contexto geral em que se insere a unidade de TI na organização, apresentando a estrutura da organização e da unidade de TI, por meio de organogramas. Evidenciar a hierarquia e as relações de subordinação e comunicação. Informar atividades e funções desenvolvidas pela unidade de TI.>>


7. RESULTADOS DO PDTI ANTERIOR

<<Descrever quais foram os resultados alcançados com o planejamento anterior, identificando quais metas foram cumpridas, quais não foram, os motivos pelos quais não foram cumpridas, quais fatores intervenientes contribuíram para o não cumprimento de metas, se as metas foram realistas e adequadas e o que seria necessário para capacitar a organização a cumprir novas metas relacionadas com o uso e a gestão de TI. >>

<<Caso a organização não possua PDTI anterior, deve-se explicitar a ausência deste e informar sobre outro possível instrumento de planejamento que tenha sido utilizado.>>


8. REFERENCIAL ESTRATÉGICO DE TI


8.1 Missão

<<Descrever a missão da unidade de TI, ressaltando o motivo da existência desta unidade na organização.“Por que existimos?”, “O que fazemos” e “Para quem fazemos?”>>


8.2 Visão

<<Descrever a visão futura da unidade de TI, estabelecendo quais objetivos se busca alcançar. “O que queremos no futuro?”, “Onde pretendemos chegar?”>>


8.3 Valores

<<Descrever os valores e atributos que definem o comportamento e comprometimento da unidade de TI com a organização, quais são aqueles que facilitam a participação das pessoas na execução da missão para o alcance da visão. “Como tratar as áreas de negócio?”, “Qual a nossa responsabilidade junto à organização?”>>


8.4 Objetivos Estratégicos

<<Descrever os objetivos estratégicos da unidade de TI que estão alinhados aos objetivos estratégicos da organização.>>


8.5 Análise de SWOT

<<Inserir a matriz de SWOT, apresentando o posicionamento estratégico da unidade de TI, com a identificação dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças em relação aos ambientes interno e externo. >>


9. ALINHAMENTO COM A ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO

<<Relacionar as necessidades de TI com as Estratégias da Organização, estabelecidas a partir das principais políticas e planos governamentais e da instituição, de forma a garantir que as metas e ações de TI sejam organizadas para atendê-las.>>


10. INVENTÁRIO DE NECESSIDADES


10.1 Critérios de Priorização

<<Informar os critérios que foram utilizados para priorizar as necessidades, assim como o possível agrupamento utilizado para a organização das necessidades. >>


10.2 Necessidades Identificadas

<< Descrever as necessidades (problemas ou oportunidades) identificadas em toda a organização e que estão relacionadas à TI, priorizadas conforme os critérios de priorização definidos.>>


11. PLANO DE METAS E DE AÇÕES


11.1 Plano de Metas

<<Inserir o plano de metas, o qual definirá marcos mensuráveis, controláveis e quantificáveis para a satisfação de cada necessidade identificada.>>


11.2 Plano de Ações

<< Inserir o plano de ações, o qual definirá quais ações devem ser executadas para que as metas definidas sejam alcançadas, apontando responsáveis, prazos e recursos necessários.>>


12. PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS

<<Inserir o plano de gestão de pessoas, indicando o quantitativo e qualificação dos recursos humanos necessários para alcançar as metas e ações estabelecidas. Caso não se disponha de quadros adequados, deve-se planejar o quantitativo e a qualificação ideal. É importante fazer esta análise considerando a execução direta e indireta (contratada).>>


13. PLANO DE INVESTIMENTOS E CUSTEIO

<<Inserir o plano de investimentos e custeio, em serviços e equipamentos, para as ações definidas.>>


14. PLANO DE GESTÃO DE RISCOS

<<Inserir o plano de gestão de riscos, com os riscos identificados, probabilidade de ocorrência, impacto, critério de aceitação, ações preventivas e de contingência, além dos responsáveis por cada risco identificado.>>


15. PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA DE TI

<<Inserir a proposta orçamentária para o atendimento das necessidades levantadas, explicitando as adequações e restrições necessárias.>>


16. PROCESSO DE REVISÃO DO PDTI

<<Informar a periodicidade das revisões que ocorrerão durante a validade do PDTI, bem como os responsáveis pelas revisões e os motivos que podem provocar atualizações no documento>>


17. FATORES CRÍTICOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PDTI

<<Descrever os pontos chaves que podem definir o sucesso ou fracasso da execução do PDTI, se não existirem ou não forem observados.>>


18. CONCLUSÃO

<< Descrever a importância da TI para o negócio da organização.>>

<<Descrever a necessidade de execução e acompanhamento contínuo do PDTI .>>


19. ANEXOS

<< Informações adicionais poderão ser incluídas:

• Plano de trabalho do projeto de elaboração do PDTI, incluindo o cronograma;

• Relatório de Resultados do PDTI anterior;

• Situação atual da governança e gestão de TI;

• Descrição da Arquitetura Tecnológica;

• Inventário: Hardware, Software, Sistemas, Rede e Serviços de TI;

• Quadro de Pessoal de TI;

• Portfólio de TI;

• Lista de Necessidades não priorizadas para o período de validade do PDTI;

• Trechos do Planejamento Estratégico Institucional, Plano Plurianual (PPA) ou Orçamento da organização referentes a TI;

• Outros documentos que completem ou auxiliem a compreensão do PDTI. >>


Desta forma, podemos verificar como o PDTI impacta positivamente um negócio promovendo economia de recursos e dando mais instrumentos tecnológicos para a gestão eficiente de uma organização.


Os ganhos com um bom plano diretor de TI para uma empresa refletem-se diretamente em sua eficiência operacional, possibilitando:


  • visualizar os investimentos mais prioritários na área de TI;

  • padronizar e sistematizar os procedimentos no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação);

  • alinhar ações em TIC aos objetivos do negócio;

  • promover na empresa um diferencial competitivo por meio da Tecnologia da Informação.


Fontes:

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