OEE é o principal indicador de efetividade global de um equipamento, sendo largamente utilizado nas indústrias de manufatura. A sigla OEE é uma abreviação do termo Overall Equipment Effectiveness.
Uma das razões que ajudaram o OEE a ser largamente utilizado é por nos diz, de forma simples e direta, quão efetivamente um equipamento foi utilizado, ou seja, quantos itens bons ele produziu, comparado com a quantidade de itens bons que o equipamento tem capacidade de produzir.
Exemplo:
Peças boas produzidas no turno: 3000 peças
Peças boas que o equipamento tem capacidade de produzir no turno: 5000 peças
OEE = 3000 / 5000 * 100% = 60%
Neste exemplo o OEE de 60% nos indica que o equipamento produziu 60% dos itens bons que o equipamento tem capacidade para produzir no período, e que houve uma perda de 40%, ou seja, 2000 itens deixaram de ser produzidos ou foram produzidos com defeito.
O OEE nos diz quanto tempo o equipamento produziu em relação ao tempo disponível. Do tempo que produziu, quão rápido ele produziu itens. E dos itens produzidos quantos atenderam as especificações. E com isto o OEE não diz apenas quanto houve de perda, mas também onde estão as perdas, facilitando a vida de quem cuida da produção e precisa tomar ações para atingir as metas de produção.
Adaptado de:
OEE.com.br
Comments