A NBR 14652 de 01/2019 - Implementos rodoviários — Coletor transportador de resíduos de serviços de saúde — Requisitos de construção e inspeção estabelece os requisitos mínimos de construção e de inspeção dos coletores transportadores de resíduos de serviço de saúde.
O coletor deve ter superfícies internas lisas, de cantos arredondados de forma a facilitar a higienização, e não permitir aderência de recipientes contendo resíduos na superfície interna do veículo.
O coletor deve ser estanque, contendo dispositivo de segurança para coleta de eventuais vazamentos de líquidos com capacidade mínima de 1% do volume total do compartimento de carga, obrigatoriamente deve possuir dreno estanque, de forma a não permitir qualquer contato manual durante o procedimento de escoamento.
O sistema de carga e descarga mecânico deve operar sem apresentar folgas e/ou vazamento nos cilindros e mangueiras que comprometam o seu funcionamento, se aplicável. As mangueiras não podem apresentar fissuras, dobras, vincos, nem estar em contato com partes móveis, se aplicável.
No sistema manual, a carga e a descarga podem ser realizadas com ou sem o auxílio de sistema de plataforma hidráulica, de acordo com todas as condições de segurança e higiene, conforme legislação vigente. O assoalho do coletor não pode apresentar desgaste e deformação acentuados, furo ou corrosão. A tampa traseira, guias, pinos, articulações e sistemas de vedação não podem apresentar folga ou desgaste que comprometam seu funcionamento, se aplicável, conforme NBR 13332.
Adaptado de Equipe Target.