Em novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social, que defende que a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente.
Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas. A norma fornece orientações para todos os tipos de organização, independente de seu porte ou localização, sobre:
conceitos, termos e definições referentes à responsabilidade social;
histórico, tendências e características da responsabilidade social;
princípios e práticas relativas à responsabilidade social;
os temas centrais e as questões referentes à responsabilidade social;
integração, implementação e promoção de comportamento socialmente responsável em toda a organização e por meio de suas políticas e práticas dentro de sua esfera de influência;
identificação e engajamento de partes interessadas;
comunicação de compromissos, desempenho e outras informações referentes a responsabilidade social.
Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.
Neste contexto, ser ético e transparente significa conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo, de forma que uma organização voltada para o desenvolvimento sustentável, considere nos seus negócios um horizonte multidimensional, que englobe e assegure os direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, na medida em que todos participem de um sistema de obtenção de uma economia solidária.
No Brasil, indicadores foram criados pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, organização não-governamental idealizada em 1998 por empresários e executivos oriundos do setor privado, constituindo importante ferramenta de autodiagnóstico no auxílio às empresas a gerenciarem os impactos sociais e ambientais decorrentes de suas atividades.
Os indicadores abordam sete grandes temas:
Valores, Transparência e Governança
Público Interno
Meio Ambiente
Fornecedores
Consumidores e Clientes
Comunidade
Governo e Sociedade
Vejamos um vídeo de uma oficina de 2010, realizada durante a Conferência Internacional de Empresas e Responsabilidade Social, realizada em São Paulo em 2010:
IMPORTANTE: A ISO 26000:2010 é uma norma de diretrizes e de uso voluntário; não visa nem é apropriada a fins de certificação. Qualquer oferta de certificação ou alegação de ser certificado pela ABNT NBR ISO 26000 constitui em declaração falsa e incompatível com o propósito da norma.
Referências: