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  • Por Fábio Carvalho

A Qualidade nas Operadoras de Planos de Saúde


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) instituiu em 2006 o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, de participação obrigatória às Operadoras de Planos de Saúde, que divulga o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS das operadoras de planos de saúde, calculado a partir de indicadores definidos pela própria Agência, agregados em quatro dimensões, sendo que cada uma possui um peso diferente na formação do índice: 40% para a dimensão Atenção à Saúde, 20% para a dimensão Econômico-financeira, 20% para a dimensão Estrutura e Operação e 20% para a dimensão Satisfação do Beneficiário.

Não só o atual, como também futuros beneficiários podem consultar os resultados destes índices através do site da ANS, neste link, permitindo acompanhar o desempenho de sua operadora, como também comparar com outras, além de servir de subsídio para novos clientes na tomada de decisão ao contratar uma nova OPS.

Isto vem ao encontro das expectativas de um novo consumidor mais consciente de seus direitos e muito mais crítico quanto ao bom nível de atendimento que espera ao contratar serviços, sobretudo aqueles ligados ao bem mais precioso: a saúde.

Tendo isto em vista, a ANS lançou, ainda em caráter voluntário, o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde através de sua Resolução Normativa nº 277/2011, que através da correlação com outras resoluções de atendimento obrigatório como a RN 267 (Programa de Divulgação da Qualificação de Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar) e a RN 275 (Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar –QUALISS) e complementando com alguns conceitos básicos da norma NBR ISO 9001:2008, promove um ambiente de estabilidade na gestão da qualidade de forma a garantir bons resultados no IDSS das operadoras de planos de saúde.

Nestes tempos em que o consumidor tem se tornado cada vez mais criterioso e buscando por um diferencial antes de escolher o produto ou serviço que pretende adquirir, é de suma importância que as Operadoras de Planos de Saúde organizem-se para não apenas cumprir a legislação vigente, mas também para valorizar a satisfação de seus beneficiários, como forma de fidelizá-los e proporcionar um marketing pessoa a pessoa positivo e consistente com a imagem de uma empresa sólida e competitiva.

O Programa de Melhoria da Qualidade - PMQ, com possibilidade de acreditação por organismo acreditado pelo Inmetro e homologado pela ANS, constitui a ferramenta ideal para:

- Melhorar a organização operacional; - Melhorar a imagem da OPS junto aos beneficiários; - Redução de sinistralidade, com a implantação dos

programas de promoção à saúde; - Auxiliar no bom desempenho do IDSS.

As OPS tem percebido cada vez mais que seu maior concorrente nem existia esta manhã, e já está seduzindo seu cliente mais fiel.

Nunca na economia moderna a palavra inovação teve tanto peso na condução dos negócios de sucesso, e o momento é de inovar e abandonar o pensamento antigo de que cumprir legislação basta para fidelizar seu cliente. Obedecer a legislação é o mínimo para continuar operando. O diferencial está em agradar aquele que realmente pode escolher se o seu negócio será ou não bem sucedido, e este "alguém" é o cliente!


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